Keto Blast Gummies Reviews ProDentim Reviews Botanical Farms CBD Keto Blast Gummies

Comuni

Coordenação: Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Vice-coordenação: Luzia Mitsue Yamashita Deliberador

O Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) tem como eixo temático os processos de comunicação comunitária e local. Investigue uma comunicação protagonizada por movimentos competentes e sindicais, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas de mídia local e comunidades constituídas a partir das novas tecnologias de comunicação e informação.

No contexto da globalização das comunicações, há toda uma revalorização da comunicação local e comunitária, perpassada pelo avanço tecnológico e pelo interesse social pela ampliação do exercício da cidadania. Ao mesmo tempo em que o mundo se globaliza, uma organização em torno das comunidades e o interesse pelas comunicações de base locais se desenvolvem, ou que gera processos de comunicação aplicáveis. Ao mesmo tempo em que a mídia alcança uma simultânea planetária e rompe como noções de espaço e tempo, o público, o local e o regional, se mostra como uma alternativa e simultânea como um processo desse tipo. No Brasil, discute-se, particularmente, uma obrigatoriedade da regionalização da parte da programação da televisão, num momento em que já cresce a demanda por conteúdos relativos localmente.

Portanto, são fenômenos que justificam a realização de investigações que podem permitir, além de sistematizar conhecimentos, tornar disponíveis subsídios para o avanço da comunicação popular e para a melhoria da mídia local.

O projeto temático “Mídia local e comunitária”, aberto em 1999, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, coordenado pela Dra. Cicilia MK Peruzzo, vem favorecendo como pesquisas sobre comunicação popular, comunidade e alternativa e suas inter-relações com o desenvolvimento da cidadania e como manifestações da mídia local. O COMUNI é parte desse trabalho para o avanço da pesquisa e a integração de pesquisadores dispersos pelo Brasil. Foi criado em 31 de maio de 2004, mediante registro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Agrega pesquisadores de diferentes estados, entre os quais se formam Metodista a outras instituições.
Assim sendo, o CEI, atualmente selecionado como uma Comunidade Emergente de Pesquisa (CEI COMUNI), tem “nós” de atuação em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Minas Gerais e Paraíba, como também em outros países: Moçambique e Bélgica.

Objetivos:

  • Constituir-se como espaço de debates e aglutinação de estudos de processos de comunicação comunitária e local.
  • Contribuir para o avanço das teorias sobre a comunicação comunitária e local.
  • Realize investigações científicas através de projetos individuais e projetos integrados.
  • Difundir resultados sistematizados de pesquisas científicas sobre a temática do Núcleo, de modo a fornecer subsídios para novas investigações e para ações de grupos populares e entidades geradoras de conteúdos midiáticos.