X Encontro Anual do COMUNI: marca dos 10 anos de Grupo de Pesquisa dedicado ao estudo da comunicação comunitária e cidadania

cartazO Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (Comuni) realiza no dia 6 (seis) de maio de 2014 o seu X Encontro de Comunicação Comunitária e Cidadania, que marca também os 10 anos da criação do Núcleo no país. O evento será realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e é organizado pelos membros do mesmo sob a  coordenação da professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Póscom), Cicília M. Krohling Peruzzo.

Atuante desde 2004, o Comuni oferece no referido encontro a apresentação de resultados de pesquisas realizadas sobre a comunicação popular, alternativa, comunitária e local e sua relação com o exercício da cidadania. Impulsionados pelo formato do evento – de mesclar pesquisas com relatos de experiências – os participantes interagem com temas, realidades, comunidades diferentes; todos com foco na comunicação para a cidadania.

“Cada evento do Comuni é uma injeção de ânimo para nós que enxergamos a comunicação como ferramenta de transformação social. Percebemos que não estamos sozinhos com nossas lutas, sonhos, com nossos ideais”, destacou a doutoranda do Poscom – Metodista, Maria Alice Campagnoli Otre; que faz parte do Núcleo de Pesquisa desde seu início. “Para mim, essa relação entre experiência e pesquisa, lado a lado, é perfeita. Apoiamo-nos na força que vem da comunidade e, em contrapartida, contribuímos com nossas pesquisas. Vale a pena participar!”, concluiu.

Para a coordenadora do Comuni, Profa. Dra. Cicilia Peruzzo, foram dez anos de muitas produções e aprendizados. “Seguimos trilhando o caminho em que acreditamos, contribuindo para as pesquisas sobre a comunicação popular, comunitária e alternativa e suas inter-relações com o desenvolvimento da cidadania e as manifestações da mídia local”. A professora lembra ainda que o grupo está atualmente caracterizado como uma Comunidade Emergente de Investigação (CEI COMUNI), que tem “nós” de atuações em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Minas Gerais e na Paraíba, como também em outros países: Moçambique e Bélgica. Dentre os objetivos da CEI estão os de contribuir para a emergência do espírito de comunidade, do “nosotros”, de contribuir para o avanço da pesquisa na área e a integração de pesquisadores que estudam a temática e estão dispersos pelo Brasil e pelo mundo.

 

Para participar do X Encontro, os interessados podem enviar e-mails para o grupocomuni@gmail.com ou simplesmente comparecerem ao evento – Sala 316, terceiro andar do Edifício Capa da Universidade Metodista de São Paulo (no campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo). A inscrição é gratuita e garante certificação.

Confira a programação. Esperamos por vocês!